Você presta atenção nas etiquetas de suas roupas? Se sim, já deve ter visto que algumas não podem ser lavadas normalmente, nem à máquina e nem à mão. Mas nem por isso devem deixar de ser higienizadas. Então como fazer? Por limpeza a seco!
O processo foi criado em 1855 por um francês, Jean-Baptiste Jolly, que teria descoberto por acaso. Ao derrubar querosene em uma toalha, ele percebeu que a peça havia ficado mais limpa após o acidente. Então começou a desenvolver a técnica, abrindo a primeira casa de limpeza a seco.
No século 20 o processo se modernizou e abandonou o uso do querosene. Hoje são utilizados solventes não-inflamáveis como o percloroetileno. Sua invenção popularizou a limpeza a seco durante a década de 50, com a ajuda de máquinas especializadas, que removem as manchas e concluem a higienização sem esforço.
Funciona assim: a roupa suja é inspecionada com cuidado pela equipe da Lav & Lev em busca das manchas mais difíceis. Então são aplicadas quantidades precisas de produtos químicos, que variam conforme o tipo de mancha. Depois, pequenas pistolas de ar comprimido e vapor ajudam a retirar as manchas.
Em uma máquina automática específica para a limpeza a seco, a roupa é mergulhada no solvente, lavada e centrifugada. Como o produto evapora muito rápido, não é preciso secar: apenas alguns jatos de calor na máquina mesmo ajuda a ficar completamente seca.
Mas por que lavar a seco? A água, em contato com a fibra do tecido, faz com que esta fique inchada. Ao secar, nem todos os tecidos retomam a forma original da fibra, e acabam por deformar a modelarem da roupa.
E ninguém quer estragar uma peça com a lavagem errada, certo? Então leve para a Lav & Lev!
Fonte: Mundo Estranho